O planejamento estratégico uma ferramenta que ajuda a empresa a criar um roteiro alcançar os principais objetivos.
Neste post, darei para você todos os detalhes que são necessários para que possa entender sobre o assunto.
Boa leitura!
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é uma ferramenta ligada a gestão de empresa, que ajuda você, empreendedor, a mapear todos os caminhos que o negócio precisa traçar para atingir os objetivos.
Ou seja, o planejamento pode ser considerado um roteiro, pois, ele vai indicar onde a sua empresa está, onde deseja chegar e o caminho que precisa ser trilhado.
Além disso, com essa ferramenta disponível você consegue fazer escolhas assertivas, antecipando possíveis problemas e monitorando resultados da empresa.
Assim, você irá começar a gerir o negócio sem utilizar a intuição, mas sim os fatos.
Porque o seu negócio precisa de um planejamento estratégico?
– Ajuda a reencontrar os valores e missões da empresa:
Como você pode notar, sem um planejamento estratégico a sua empresa pode sentir mais dificuldade para conquistar os objetivos que deseja.
Isso acontece porque sem organização a empresa fica perdida e não sabe para que lado direcionar os recursos para obter melhores resultados.
Esse tipo de situação acontece com a troca de funcionários e com o passar dos anos do empreendimento, já que os valores e missão podem acabar se perdendo se não for incentivado constantemente dentro do negócio.
Com um novo planejamento estratégico a empresa consegue recuperar o pensamento que a trouxe ao mundo dos negócios.
– O planejamento estratégico ajuda na descoberta de caminhos que ajudaram nos objetivos:
Através de um bom planejamento estratégico é possível descobrir quais são os melhores caminhos para conquistar os objetivos traçados por você e sua equipe.
Se você não consegue quais são os pontos fortes internamente e externamente da empresa, os diferenciais e o que precisa ser melhorado, criar uma estratégia de venda é difícil né? Afinal de contas, tudo será achismo.
Além disso, com um planejamento definido, vai ser muito mais simples direcionar toda a equipe para um único lugar, visando o resultado da empresa.
Quando valores e objetivos estão claros para toda a equipe, é muito mais simples fazê-los trabalhar em conjunto.
Como você pode criar um planejamento estratégico?
#1 – Faça uma análise completa sobre a sua empresa:
A primeira coisa que você precisa fazer para realizar um planejamento estratégico para a sua empresa é fazer uma análise chamada SWOT.
Neste caso, essa ferramenta via te ajudar a verificar alguns pontos importantes da sua empresa, como:
- Forças;
- Fraquezas;
- Oportunidades;
- Ameaças.
Para conseguir obter todas essas informações você precisa reunir todo mundo da sua equipe e pedir ajuda nessas questões.
É importante que você anote quais são os pontos fortes e fracos internamente da sua empresa e os diferenciais, além do que vai precisar ser melhorado.
Depois de ter todas as informações internas, vá buscar as informações externas.
Entenda quais são as oportunidades e as ameaças que estão impactando a sua empresa, desde a venda dos produtos até a situação econômica do país.
Todas essas etapas são importantes para que possa entender onde o seu negócio está inserido e assim definir quais ações são importantes para alcançar os seus objetivos.
#2 – Quais são os valores, missão e visão da sua empresa?
Para que a sua empresa ofereça produtos únicos, ela precisa de uma missão, valores e visão para que sejam vistos pelo público, além da equipe.
A visão, valores e missão criam a filosofia da empresa, ou seja, até onde ela aceita ir para obter os resultados, influenciando diretamente na tomada de decisões e diretrizes da empresa.
Se você ainda não sabe o que são essas três definições, vou te explicar a compreender melhor:
- Missão: A missão é o porquê a sua empresa existe;
- Visão: Onde você deseja chegar com a sua missão;
- Valores: Quais são os princípios da empresa.
Através dessas três definições, lançar produtos, falar com fornecedores será muito mais simples, pois, você saberá até onde pode ir, de acordo com a missão, visão e valores da empresa.
#3 – Desenvolva as suas metas:
Agora que você já tem em mãos os pontos básicos da sua empresa, chegou o momento de colocar no papel quais são os objetivos do seu negócio.
As metas do seu negócio precisam envolver a empresa de maneira geral, portanto, você pode criar uma meta geral e depois criar metas menores para cada setor.
O envolvimento de todos os integrantes são essenciais para que o planejamento estratégico dê certo.
Não esqueça que a sua meta precisa impulsionar a equipe para a frente, ou seja, seja desafiante, mas realista.
Portanto, nada de sonhar para o ano que vem o que a empresa pode conseguir em dez anos, pois, só irá desmotivar o time.
#4 – Que indicadores irão supervisionar as suas metas:
Agora que você sabe quais são as metas que deseja alcançar, chegou o momento de buscar pelos indicadores que irão dizer se elas estão sendo conquistadas.
Se você quer que o faturamento do produto A aumente, o acompanhamento mensal das vendas do produto já será um indicador dos resultados.
Assim, você e sua equipe não perde de foco o que realmente está buscando e como estão dentro de um prazo.
#5 – Chega de teoria e vamos à prática:
Agora você já sabe quais são os pontos fracos e fortes da empresa, quais são os valores e onde desejam chegar em um prazo pré-estabelecido, vamos colocar todos esses planos em ação.
Defina quais são os comportamentos que toda a sua equipe vai precisar ter para que os objetivos sejam alcançados.
Documentar todas as informações podem ser um item diferencial entre as estratégias da empresa, portanto, coloque todos os detalhes.
#6 – Acompanhe os resultados de tempo em tempo e obtenha feedback:
Com o seu planejamento estratégico feito, está na hora de escolher dias semanais ou quinzenais para realizar reuniões e ver como está o andamento das metas.
O interessante é que a reunião seja realizada mensalmente, pois, fica mais fácil conversar sobre a semana anterior,
Além disso, é importante que você reúna os líderes de cada equipe e veja o andamento dos resultados e como eles podem ser melhorados se estivem fora da meta.
Assim, fica mais fácil redefinir os números e obter bons resultados.
Agora que você compreendeu o que é o planejamento estratégico e como é possível aplicá-lo dentro da sua empresa, comece hoje mesmo a praticá-lo, assim, será muito mais simples atingir os objetivos do seu negócio e gerar melhores resultados.
Caso queira uma ajuda para construir o Planejamento Estratégico da sua empresa, conheça nossos serviços e marque um Diagnótico Empresarial para o seu negócio.
Para ficar atualizado sobre estas e outras tendências do mercado corporativo, ambiente de negócios e gestão estratégica, siga nosso perfil nas redes sociais pelo @somosnor.
Se quiser conhecer nosso portfólio completo de soluções para sua empresa, entre em contato com nossa equipe.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa te ajudar.