Parceria entre NÓR e Bem Promotora qualifica gestão estratégica com OKR

Compartilhe

Com foco na produtividade e na melhoria contínua do ambiente corporativo, cada vez mais as empresas estão buscando aprimorar seus modelos de gestão.

Uma dessas modalidades é o processo de Objective Key Results (OKRs), ou Objetivo e Resultados Chave, em tradução do inglês, que tem como objetivo o alinhamento correto entre propósitos e resultados.

Este é o caso da Bem Promotora, que através de uma parceria com a NÓR, está conseguindo alcançar o melhor engajamento das equipes por meio de um modelo de gestão estratégica baseado em metas de performance.

A coordenadora de Planejamento e Controle da Bem, Carla Bock, lembrou das expectativas da empresa ao contratar a consultoria da NÓR.

Revelou que desde 2015 a organização tem buscado evoluir em seu processo de Gestão Estratégica, envolvendo todo o seu time de lideranças.

Segundo ela, esse movimento passa pela utilização de métodos ágeis e mais recente implementação do framework de OKRs.

“Para essa transição (para os OKRs) tivemos o cuidado de desenvolver e capacitar as lideranças para o entendimento teórico da metodologia e acima de tudo, compreender o motivo dessa convergência e seus benefícios”, observou a coordenadora.

NOR

Dessa maneira, a Bem procurou a NÓR, tendo como objetivo entender suas necessidades, bem como propor melhorias e facilitar a condução para um sistema de gestão estratégica baseado em metas – após o alinhamento inicial entre consultoria e organização, o trabalho começou em maio deste ano.

Conforme a coordenadora, desde o começo das ações a empresa já conseguia identificar os benefícios do trabalho da NÓR.

Dentre estes aspectos, ela citou o desenvolvimento das lideranças sobre uma nova metodologia de gestão estratégica, a convergência dos objetivos estratégicos e ainda uma maior transparência na visão de futuro da Bem Promotora.

Ela destacou também outras conquistas obtidas nesse período, o que inclui a divulgação de direcionadores e metas para todos os colaboradores da Bem, bem como a apuração e mensuração dos resultados alinhados aos OKRs para os chamados quarters (períodos de três meses).

“Estamos executando o projeto, desde maio, com implementação das metas para o quarter agosto-outubro e apuração em novembro com report ao grupo de lideranças, e demais colaboradores em dezembro”, revelou Carla Bock.

“Implementação de OKRs qualificou nosso planejamento estratégico”

Como já abordamos em outros conteúdos aqui no blog, o planejamento estratégico é fundamental para que as organizações, independente de seu porte ou segmento econômico, possam atingir os resultados esperados.

Ele também é a base para o processo de melhoria contínua do ambiente de trabalho.

Nesse contexto, a coordenadora de Planejamento e Controle da Bem enfatizou a importância do trabalho que está sendo desenvolvido em parceria com NÓR para a estratégia de negócios da empresa.

Ela observou que a organização já havia consolidado a prática efetiva do planejamento estratégico para curto, médio e longo prazos.

No entanto, apesar desse movimento, segundo ela, ainda estava faltando um maior direcionamento e clareza das ações no que se refere às métricas de gestão.

“Precisávamos de um direcionamento para avaliar os resultados e redirecionar a estratégia, se necessário. A implementação dos OKRs veio para qualificar nosso plano e direcionar as ações dos times em ciclos curtos, permitindo maior agilidade nas decisões e entregas de valor com maior constância e volume”, finalizou Carla Bock.

A Bem Promotora de Vendas e Serviços foi criada em setembro de 2008. Especializada em crédito consignado, a empresa está presente em todas as regiões do País através de lojas próprias e de uma qualificada rede de correspondentes substabelecidos.

A Bem faz parte do ranking GPTW de Melhores Empresas para Trabalhar no RS e RJ.

E como implementar o planejamento por OKRs?

O planejamento por OKRs é uma modalidade de gestão e comunicação bastante eficaz, a qual permite a criação de foco e alinhamento em torno do objetivo.

Apesar de ter uma estrutura simples, baseada em objetivos e resultados, a implementação do modelo é complexa e requer engajamento por parte dos times, como é o caso da Bem Promotora do qual falamos acima.

O método, o qual pode ser utilizado tanto por pequenas empresas quanto por grandes corporações, foi criado no final dos anos de 1990 pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove.

OKR Master

Enquanto os Objetivos (O), consistem na clareza de qual direção a empresa deverá seguir, os Resultados-chave (KR), se referem às metas com impacto direto no atingimento do objetivo.

E então, gostou do tema? Quer implementar – ou revisitar – as métricas de gestão estratégica de sua organização?

Entre em contato com nossa equipe e conheça nosso portfólio completo de soluções para sua empresa.

Para ficar atualizado sobre estas e outras tendências do mercado corporativo, ambiente de negócios e gestão estratégica, siga nosso perfil nas redes sociais pelo @somosnor.

Picture of Gustavo Ferreira

Gustavo Ferreira

CEO na NÓR Consultoria • Doutor em Design Estratégico e Inovação • CTO as a Service • Professor • Mentor • Palestrante
Compartilhe
plugins premium WordPress