Como já falamos em outros textos, o processo de OKR (Objective Key Results), ou Objetivo e Resultados Chave, em tradução do inglês, cada vez mais está sendo utilizado por empresas que desejam alinhar seus propósitos e resultados.
Essa ferramenta tem auxiliado organizações a melhorarem a comunicação e, consequentemente, a performance de seus times. Este é o caso do Sistema de Cooperativas Ailos, que através de uma parceria com a NÓR, conseguiu alcançar melhor o engajamento das equipes da Diretoria de Produto e Negócios, e qualificar suas métricas de gestão.
NÓR implementa gestão de OKRs na Diretoria de Produto e Negócios da Ailos
O processo de OKR (Objective Key Results), ou Objetivo e Resultados Chave, em tradução do inglês, cada vez mais está sendo utilizado por empresas que desejam alinhar seus propósitos e resultados.
Essa ferramenta tem auxiliado organizações a melhorarem a comunicação e, consequentemente, a performance de seus times.
Este é o caso do Sistema de Cooperativas Ailos, que através de uma parceria com a NÓR, conseguiu alcançar melhor o engajamento das equipes da Diretoria de Produto e Negócios e qualificar suas métricas de gestão.
O superintendente de marketing da Ailos, Peterson Colares, comentou que a empresa chegou até a NÓR em um momento em que a organização estava preparando a ‘virada estratégica’ em sua diretoria de negócios.
“Estávamos saindo de um contexto muito com a visão de produto e precisávamos colocar o nosso cooperado, o nosso cliente, no centro das nossas estratégias”, lembrou Colares. Segundo ele, a Diretoria de Produto e Negócios, junto com seus líderes, precisava revisitar seus objetivos e valores, e definir quais os próximos passos a serem seguidos.
Nesse contexto, Colares propôs a realização de um trabalho de OKRs e acionou a NÓR para que executasse o projeto. Ele já conhecia o trabalho da NÓR e apresentou à equipe da consultoria um panorama do momento que a Diretoria estava atravessando e quais eram as expectativas com relação a esse trabalho envolvendo a implementação da ferramenta.
A partir desse diagnóstico inicial, foi feito uma análise do cenário e a definição do escopo de trabalho, que começou com o chamado onboarding envolvendo toda a Diretoria de Produto e Negócios.
“Trouxemos para esse novo contexto todos os níveis de liderança da Diretoria para alinharmos os objetivos coletivos e deixar de fora os individuais”, comentou Colares.
Revisitando o propósito e traçando novos objetivos
Nessa etapa a Diretoria foi chamada a reconstruir a ideia de propósito e visão de futuro da área, ‘embarcando’ no modelo de OKRs e no que ele consiste.
Foram feitos exercícios de nivelamento de conhecimento da metodologia, como forma de compreender sua proposta – e relevância – para a performance do time, e como ela poderia ser aplicada nas rotinas das equipes. E o resultado foi bastante positivo.
Ele revelou que houve momentos de trabalho com a participação de quase 250 pessoas daquela Diretoria, com o objetivo de que todos soubessem desse novo momento e das mudanças que estavam sendo construídas naquela jornada.
A intenção era gerar a maior coesão possível, como forma de garantir o engajamento de todos os envolvidos no processo.
“Nós estamos hoje no terceiro ciclo de OKRs em direção às nossas métricas e talvez este seja o maior ganho que tivemos com o apoio da NÓR dentro da nossa diretoria, que é fazer com que todos pudessem se enxergar dentro de um mesmo direcionamento e terem a responsabilidade sobre o compartilhamento dos resultados”, finalizou Colares.
O Sistema Ailos tem sede em Blumenau (SC) e é formado por 13 cooperativas, que juntas somam 1,3 milhão de cooperados. A Ailos está presente nos três estados do Sul, atingindo mais de 100 municípios e 280 postos de atendimento.
E o que é e como funciona o planejamento de OKRs?
Cada vez mais a inovação está presente no mundo dos negócios – independente de qual seja o segmento econômico, soluções inovadoras estão transformando a maneira como as organizações desenvolvem suas soluções e interagem com seu público.
E para acompanhar toda essa transformação, acelerada pela pandemia, diferentes modelos de gestão também precisam ser implementados, dentre eles os OKRs.
Criado pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, o método, que pode ser utilizado tanto por pequenas empresas quanto por grandes corporações, se tornou conhecido em 1999.
Naquela oportunidade um dos investidores do Google, John Doerr, apresentou a metodologia para os funcionários da empresa.
Enquanto os Objetivos (O), consistem na clareza de qual direção a empresa deverá seguir, os Resultados-chave (KR), se referem às metas com impacto direto no atingimento do objetivo.
Esse conjunto de iniciativas se configura em uma ferramenta de gestão e comunicação bastante eficaz, a qual permite a criação de foco e alinhamento em torno do objetivo.
Apesar de ter uma estrutura simples, baseada em objetivos e resultados, a implementação do modelo é complexa e requer engajamento por parte dos times, como é o caso da Diretoria de Produto e Negócios da Ailos do qual falamos acima.
E então, gostou do tema? Quer implementar – ou revisitar – as métricas de gestão estratégica de sua organização? Entre em contato com nossa equipe e conheça nosso portfólio completo de soluções para sua empresa.
Para ficar atualizado sobre estas e outras tendências do mercado corporativo, ambiente de negócios e gestão estratégica, siga nosso perfil nas redes sociais pelo @somosnor.