O termo Lean Startup é um mais utilizados hoje em dia, mas, poucos empreendedores sabem realmente o significado dele e para que ele serve.
Neste post, irei te apresentar tudo o que você precisa saber sobre o assunto e mostrarei o porquê as empresas estão buscando por profissionais capacitados na metodologia.
Boa leitura!
O que é Lean Startup?
O termo Lean Startup, em tradução livre significa Startup Enxuta e é um método utilizado para realizar a gestão de Startup.
Nesse caso, o método vai mostrar como desenvolver um produto através de ciclos de aprendizagem rápidos, com o foco no crescimento acelerado da empresa.
Normalmente, as empresas tradicionais não atendem às demandas que as startups exigem, pois, elas possuem objetivos diferentes.
Como funciona o Lean Startup?
O funcionamento do Lean Startup é dividido em três etapas:
- Construir;
- Medir;
- Aprender.
O ciclo, de maneira simples destaca a velocidade do desenvolvimento de produtos, onde a eficiência da empresa está na sua capacidade de:
- Planejar um protótipo;
- Construir um produto que seja minimamente viável;
- Medir a eficiência do produto diante do mercado;
- Aprender com essa experiência para melhorá-lo.
Portanto, a primeira coisa que a sua empresa vai precisar descobrir é o problema que precisa resolver.
Entendendo bem o problema, está na hora de criar o Produto Minimamente Viável, conhecido como MVP.
Com o MVP criado a empresa pode começar a realizar os ajustes para melhorar o produto enquanto ele funciona.
Assim, a Lean Startup garante que as empresas consigam desenvolver produtos que os clientes desejam ao invés de se basear em achismo.
Claro, isso não quer dizer que a Lean Startup seja uma fórmula garantida, mas com ele você irá ter maior agilidade para testar uma ideia.
Quais são as vantagens de usar o Lean Startup?
– Os processos passam a ser simplificados:
A metodologia Lean Startup leva ao extremo a ideia de você construir, medir, aprender e ajustar um produto.
A agilidade do processo facilita na definição de hipóteses para poder validar os produtos, até que ele fique perfeito.
Entretanto, inicialmente ele é apenas uma simplificação do projeto e permite que, ao longo do processo a ideia seja transformada.
– Lean Startup – Baixo custo:
Empresas que focam no método Lean Startup tendem a ter um retorno sobre o investimento muito melhor que empresas que não seguem o modelo, já que a ideia inicial é gastar o mínimo possível com o produto.
Ou seja, ao invés de seguir 10 etapas onde 5 não te levaram a lugar nenhum, a empresa segue somente 5 e o gasto acaba sendo menor.
– Aprendizado constante:
Com o produto no mercado de forma constante, a empresa consegue obter resultados e feedbacks constantes, gerando um aprendizado constante.
Assim, fica mais fácil desenvolver os produtos, pois, a ideia é criar as soluções para os consumidores e a partir do feedback fica mais simples.
– Lean Startup – Adapta a qualquer empresa:
O método Lean Startup pode ser adaptado a qualquer negócio, de qualquer segmento.
Porquê? Porque a ideia dele não é um nicho, mas sim a mudança de conceito.
Com análises sendo executada, a equipe passa a ter os pontos fortes exaltados, ajudando na criação de novas soluções para o produto.
– Incentiva à inovação:
Como a empresa foca no aprimoramento constante do produto, a metodologia Lean Startup abre o caminho para ideias originais criando uma cultura de inovação.
Lean Startup x Empresas Tradicionais
– Crescimento:
As empresas tradicionais tendem a ter grandes receitas em suas produções, entretanto, elas precisam de uma equipe e investimento a altura.
Além disso, o crescimento não é planejado nos próximos meses, mas sim nos próximos anos, já que o crescimento é baixo.
Por outro lado, empresas que aplicam o Lean Startup, como ecommerces e marketplaces, podem crescer 300% ao ano, de acordo com os clientes.
– Tomada de decisões:
Essa diferença de crescimento acontece porque o foco das empresas tradicionais é focarem em um modelo cascata onde criam um negócio e coletam poucos feedbacks.
As Startup, por sua vez, prezam pelas hipóteses e testes, agindo com os dados que estão disponíveis no momento e tomando as melhores decisões a partir deles.
– Lidar com fracasso:
Quando os projetos dão errado nas grandes empresas, a melhor decisão é abandoná-las.
Por outro lado, em Startups, a melhor decisão é colocar o produto no mercado, testar novas ideias, ouvir o que os clientes estão falando sobre ele e realizar ajustes.
Quais empresas aplicaram a Lean Startups?
– Facebook:
Inicialmente o Facebook foi criado para conectar universitários e para isso iniciou com uma equipe enxuta. A interface era simples e não tinha muitas funcionalidades.
Assim, a empresa deixa claro a habilidade de colocar um produto para rodar e somente depois ir melhorando.
– Slack:
O Slack é uma das melhores empresas para analisarmos o processo Lean Startup, pois, para tudo o que faziam eles persuadiam os amigos para testarem a ferramenta no trabalho e depois darem opiniões sobre as funcionalidades.
– Amazon:
A Amazon nasceu como uma loja virtual de livros, como já deve ter ouvido a história.
Com o tempo, a Startup considerou interessante o desenvolvimento e novos produtos, levando-a para o topo de maior marketplace do mundo.
Por fim, nos dias de hoje, a empresa tem a sua linha própria de produto a ajuda a transformar o mercado online no poder que é hoje.
– Zappos:
A Zappos foi fundada nos anos 90 como uma empresa online de calçados e os criadores acreditava que o negócio não precisava de um chefe, pois, a hierarquia não combinava com o negócio.
Agora que você sabe o que significa Lean Startup e como ela pode ser aplicado, não deixe que o mercado passe por você e comece a aplicar essa metodologia no seu negócio.
Assim, além de minimizar o tempo de produção da sua equipe, você passa a ser um profissional que foca na resolução de problemas.
Se você precisa de ajuda com Lean Startup na sua empresa, conheça nossos serviços e marque um Diagnótico Empresarial para o seu negócio.