Como formar o time dos sonhos de sua empresa

Compartilhe

Construir o chamado ‘time dos sonhos’ em uma empresa não é tarefa fácil para os gestores.

Independente do porte ou segmento econômico, diversos fatores influenciam na aceleração dos resultados e no engajamento do time no propósito daquela organização, dentre eles o chamado bem-estar emocional.

Essa condição passa por um ambiente colaborativo e inovador, onde a colaboração precisa ser constantemente incentivada –abaixo falaremos um pouco mais sobre essas questões.

Como formar o time dos sonhos de sua empresa?

Nesse contexto, diversas situações afetam a performance de uma empresa, dentre elas a dificuldade de alinhamento do time.

Muitas vezes nos deparamos com equipes desorganizadas e sem motivação para desempenhar suas atividades do cotidiano.

Dessa maneira, a melhoria contínua do ambiente de trabalho envolve a capacitação ágil das equipes por meio de cursos e formações com foco no desenvolvimento de competências comportamentais, as chamadas soft skills.

time dos sonhos

No entanto, para se obter melhores resultados, não basta apenas capacitar o time. Cada vez mais se faz necessária a implementação de iniciativas que promovam também a saúde mental e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Com isso, o primeiro passo é tornar o ambiente livre de qualquer pressão, incentivando a cooperação mútua ao invés da competição – comportamento que ainda vemos com muita frequência nas empresas.

Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a saúde mental tem sido uma das áreas mais negligenciadas da saúde pública em nível global – e esta precisa ser preservada dentro e fora do ambiente de trabalho.

Quadros de transtornos depressivos graves, como ansiedade e depressão tiveram em nível global, apenas em 2020, um aumento de 27,6%. Esses dois distúrbios afetam, em especial, as populações em idade ativa.

Ambiente colaborativo contribui para melhoria da produtividade

Para garantir a entrega dos resultados desejados, alguns aspectos precisam ser considerados, dentre eles o incentivo a questões como colaboração, co-criação e empatia na equipe.

Essas ações geram relacionamentos mais saudáveis no ambiente de trabalho, e evitam problemas ligados à saúde mental, dentre eles o burnout, como falamos acima.

Estudo da International Stress Management Association (Isma) aponta que o Brasil é o segundo país com mais casos de burnout, a frente de países como Estados Unidos e Alemanha.

Quando o ambiente não contempla aspectos relacionados ao bem-estar emocional, a produtividade e o desempenho da equipe podem ser afetados.

time dos sonhos

Isso porque a otimização de processos e a maximização dos resultados depende diretamente do correto alinhamento entre corpo e mente – são questões complementares.

Ainda sobre produtividade, funcionários motivados e engajados além de terem uma melhor performance, apresentam menos problemas de saúde, sejam eles de ordem mental ou física.

Com um ambiente colaborativo, todos se sentem motivados a realizarem os processos, pois colaboradores satisfeitos também são mais comprometidos com a performance daquela empresa.

Além de impactarem diretamente no sucesso do negócio, estes aspectos contribuem ainda para o aumento do diferencial competitivo daquela organização.

Alinhamento de propósitos e resultados

Como já falamos em outros textos cada vez mais a inovação está presente no mundo dos negócios, alterando a forma como as organizações desenvolvem suas soluções e interagem com seu público.

Para acompanhar essa transformação, diferentes modelos de gestão também precisam ser implementados, como é o caso dos OKRs – Objective Key Results), ou Objetivo e Resultados Chave, em tradução do inglês.

time dos sonhos

Essa ferramenta tem auxiliado organizações a melhorarem a comunicação e, consequentemente, a performance de seus times, alinhando propósitos e resultados.

Esse conjunto de iniciativas se configura em uma ferramenta de gestão e comunicação bastante eficaz, a qual permite a criação de foco e alinhamento em torno do objetivo do negócio, fazendo que o processo tenha maior fluidez, agilidade e organização.

Isso porque atualmente as pessoas buscam empregos que estejam alinhados às suas expectativas de vida e carreira.

E então, gostou do tema? Quer implementar – ou revisitar – as métricas de gestão estratégica de sua organização?

Caso queira uma ajuda para implementar uma Gestão Estratégica na sua empresa, conheça nossos serviços e marque um Diagnótico Empresarial para o seu negócio.

Caso queira conhecer nosso portfólio completo de soluções para sua empresa,  entre em contato com nossa equipe.

Para ficar atualizado sobre estas e outras tendências do mercado corporativo, ambiente de negócios e gestão estratégica, siga nosso perfil nas redes sociais pelo @somosnor.

Picture of Gustavo Ferreira

Gustavo Ferreira

CEO na NÓR Consultoria • Doutor em Design Estratégico e Inovação • CTO as a Service • Professor • Mentor • Palestrante
Compartilhe
plugins premium WordPress