A cultura organizacional é um dos principais fatores que influencia na performance da empresa – já falamos isso em outro texto aqui no blog.
Isso porque ela se traduz no chamado ‘DNA da organização’, comportando toda as suas características – internas e externas.
Por sua vez o propósito, está relacionado à compreensão que o time possui da essência daquela empresa, e qual é o seu papel na sociedade.
Mas você sabe como alinhar corretamente esses dois aspectos tão importantes e que impactam diretamente no diferencial competitivo de sua organização?
Se a resposta é não, saiba que podemos te ajudar nesse processo.
Cultura Organizacional e Propósito da empresa
Quando falamos de cultura, ela se refere aos valores e regras da empresa, bem como na forma como ela desempenha suas atividades e se relaciona com seu mercado de atuação.
Um estudo conduzido pela consultoria McKinsey apontou que as organizações que possuíam culturas bem alinhadas obtiveram um retorno até 60% maior do que as demais que não tinham esse aspecto bem definido.
Isso porque à medida que a empresa tem suas diretrizes bem estruturadas, o processo para que metas e objetivos sejam atingidos tende a ser tornar muito mais ágil.
Com relação ao propósito, ele é a razão pela qual a empresa existe, e engloba seus valores éticos e emocionais.
Nesse contexto, cada vez mais as pessoas estão buscando trabalhar em empresas que possuam valores alinhados com os seus propósitos individuais de vida e carreira.
Quando isso não ocorre, a tendência é que peçam demissão, como vimos no fenômeno global recente chamado de Great Resignation, ou a Grande Demissão, em tradução livre do inglês.
Apenas no Brasil, entre os meses de janeiro e maio de 2022, foram registrados 2,9 milhões de pedidos de desligamento voluntário.
“Não podemos pensar que só vamos ser felizes depois da aposentadoria!”, comentou em entrevista à CNN, a especialista em felicidade, Renata Rivetti.
Dessa maneira a busca por uma experiência profissional mais relevante vai além da questão salarial.
As pessoas querem ter uma motivação para acordarem todos os dias e isso passa também pela satisfação no ambiente de trabalho.
Diante desse cenário, o principal desafio das organizações é promover um ambiente que envolva o time com o seu propósito como veremos em seguida.
Time precisa ser envolvido na tomada de decisão
Como falamos acima o alinhamento correto entre estes dois aspectos contribui para a produtividade de sua empresa.
Essa inciativa passa pela construção de um ambiente colaborativo, onde o diálogo e a co-criação são estimulados.
Isso porque, ao envolver todo o time na tomada de decisões, a cultura será horizontal, desburocratizando processos e facilitando a comunicação entre todos os envolvidos.
Esses fatores garantem melhores condições de trabalho e geram um maior engajamento do time – ao se identificar com o propósito da empresa, o time assume um maior protagonismo no ambiente corporativo.
Nessa proposta, para a professora emérita da Michigan Ross, Jane Dutton, o real sentimento de cuidado com o outro no ambiente corporativo, cria uma cultura psicologicamente segura para todos.
Dessa maneira, para alcançar esses objetivos, sua empresa precisa estar preparada para os desafios que virão em 2023.
E nesse aspecto é fundamental que sua organização tenha um sólido planejamento estratégico, com foco em pessoas e resultados, como falaremos em seguida.
Como está o planejamento de sua empresa para 2023?
Se você ainda não estruturou o planejamento de sua empresa para o próximo ano, quero te convidar a conhecer nossas soluções corporativas relacionadas ao planejamento estratégico.
Através de um passo a passo detalhado (e validado junto ao mercado), podemos te auxiliar em todas as etapas que envolvem a elaboração do planejamento do seu time para 2023, partindo totalmente do zero.
Por meio de uma metodologia eficaz e inovadora, iremos te ajudar na elaboração do roteiro para que suas metas e objetivos fiquem claros para o seu time, gerando o engajamento e os resultados esperados.
Nosso framework de gestão estratégica está alicerçado em cinco pilares: Propósito, Visão de Futuro, OKR, Organização dos Times, e Iniciativas e Projetos.
Falando em construção do propósito, em específico, a jornada conduzida pela NÓR resgata a essência da empresa e dos times, relembrando o momento do seu surgimento e suas conquistas.
Esse fator coloca as pessoas no mesmo entendimento sobre a história da empresa e fortalece o sentimento de união e colaboração.
E então, gostou do tema?
Para ficar atualizado sobre estas e outras tendências do mercado corporativo, ambiente de negócios e gestão estratégica, siga nosso perfil nas redes sociais pelo @somosnor.
Se quiser conhecer nosso portfólio completo de soluções para sua empresa, entre em contato com nossa equipe.